O município de Videira sediou a 1ª Conferência de Saúde da Região do Alto Vale do Rio do Peixe. Participaram do evento, no dia 17 de março, mais de 400 pessoas de 21 cidades da região e do Meio-oeste catarinense, incluindo trabalhadores, gestores, prestadores e usuários de serviços de saúde.
O objetivo do encontro foi entender as reais necessidades dos municípios afim de criar propostas e buscar a garantia da atuação do Governo na defesa dos direitos, deveres, fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde – SUS.
O evento aconteceu no Centro de Convenções do Parque da Uva e teve como palestrante a Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, que abordou o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater e elaborar propostas sobre quatro eixos temáticos. As propostas elencadas servirão de base para elaboração de políticas públicas e de leis que garantem o acesso a serviços, melhorias nos atendimentos prestados e nas condições de trabalho para profissionais da área.
O evento contou também com a participação de autoridades e prefeitos dos municípios da região e para encerrar o encontro, foi realizada a plenária final e a aprovação das propostas que foram elencadas na conferência e que serão apresentadas na etapa macrorregional, nos dias 4 e 5 de abril, em Campos Novos. Videira terá oito delegados entre usuários do sistema, trabalhadores e gestores de saúde.