Última reunião CIB de 2017 discute Teto MAC de SC

9 de janeiro de 2018


No dia 18 de dezembro de 2017, os gestores municipais de saúde membros da CIB discutiram a situação preocupante do teto de média e alta complexidade do Estado de Santa Catarina com os deputados federais Carmen Zanotto e João Paulo Kleinubing, além de membros da CIB po parte do Estado.

Se comparado com os outros estados do sul do país o valor per capita para as ações de média e alta complexidade de Santa Catarina fica muito abaixo dos estados de Rio Grande do Sul e Paraná. Na ocasião foram discutidas as causas dessa discrepância e foi criada uma comissão entre Municípios, Estado e Bancada Parlamentar Catarinense para tratar do assunto. Os municípios representantes na comissão são: Blumenau, Chapecó, Florianópolis e Itajaí.

Na mesma ocasião o COSEMS pautou os atrasos nos repasses do Estado aos municípios. O Estado por sua vez alegou “falta de repasse da Secretaria de Estado da Fazenda” e não definiu calendário minimo de desembolso. Os municípios de Santa Catarina amargam atualmente 08 meses de atrasos nos repasses dos cofinanciamentos.


Compartilhe esta notícia: