Florianópolis foi sede da Oficina de Apoio à Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. O evento, realizado nos dias 14 e 15 de março, faz parte do Projeto Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, no âmbito do PROADI-SUS, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e apoio do COSEMS/SC e CONASEMS.
A oficina tem por objetivo apoiar os serviços municipais na implementação e no desenvolvimento do cuidado farmacêutico na Atenção Básica, contribuindo com a qualificação do atendimento, a integração das práticas de cuidado no SUS e com as ações de manejo clínico da terapia medicamentosa. Essa etapa presencial foi dedicada aos profissionais que realizaram cursos anteriores do projeto, apresentaram propostas, e foram selecionados posteriormente.
O COSEMS/SC foi representado por Luciane Savi, Assessora Técnica da Assistência Farmacêutica. Ela destacou a importância da participação dos profissionais farmacêuticos no sentido de aperfeiçoar a qualificação do atendimento com a integração das práticas de cuidado no SUS e com o manejo dos medicamentos. Luciane destacou que a capacitação dos profissionais também é fundamental para ampliar a capilaridade do projeto no território catarinense visando melhorar e mensurar os resultados em saúde.
O projeto ilustra a visão do CONASEMS e COSEMS/SC de potencializar a figura do profissional farmacêutico para, além de referência na gestão das farmácias e serviços farmacêuticos, seja também uma referência clínica na articulação do processo de cuidado no SUS.
Destaque aos municípios de Joinville, Florianópolis, Navegantes, São Bento do Sul, Barra Velha, Indaial, Cocal do Sul, Penha, Pinhalzinho, Urussanga, Criciúma, São José, Massaranduba e Caçador que tiveram profissionais farmacêuticos participando dessa etapa presencial do projeto, sendo pioneiros neste importante marco para a Assistência Farmacêutica municipal.
Assessoria de Imprensa COSEMS/SC