As Secretarias de Saúde de Capinzal e Ouro, participaram nesta sexta-feira, dia 19, de ato em apoio aos profissionais de saúde e familiares de vítimas da Covid-19. A ação, coordenada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) com apoio dos gestores municipais, ocorreu em todo Estado. O ato nos dois municípios foi realizado em frente as Unidades Centrais de Saúde.
A iniciativa foi mobilizar a população para que, entre 11h e 12h desta sexta, realizassem um minuto de silêncio em frente a hospitais e unidades de saúde. Teve por objetivo demonstrar apoio aos profissionais pelo trabalho incansável durante a pandemia, além de ser um gesto de empatia e solidariedade às famílias das vítimas da Covid-19.
Nesse momento grave da pandemia, com hospitais lotados e profissionais de saúde sobrecarregados, este ato foi uma forma de mostrar o apoio aos trabalhadores e provocar uma reflexão.
“Mais do que um minuto de silêncio, é preciso que todos colaborem e respeitem as medidas de prevenção, como uso da máscara, higiene das mãos e distanciamento ou isolamento social. Somente com ajuda de toda comunidade conseguiremos frear o contágio”, destacou a secretária de Saúde de Ouro, Gabriela Minks.
Já Kamille Sartori Beal, destacou “que o colapso na saúde no estado não é devido a falta de respiradores e equipamentos, mas sim a falta profissionais para atuar nas UTIs. Essa é a maior dificuldade no momento”, comentou a servidora.