Santa Catarina foi destaque na 1ª Mostra Saúde Com Agente, evento de premiação realizado pelo CONASEMS, no dia 13 de dezembro, em Brasília. O município de São Ludgero, levou uma das premiações para a Região Sul do País com o trabalho “Susper Agentes contra a dengue – visitando, orientando e prevenindo” apresentado por Jéssica Pignatel e Viviane de Sousa Espíndola. A secretária de Saúde, Morgana Rech da Silva lembrou que o projeto ainda está ocorrendo no município. É um trabalho feito com a articulação de visitas compartilhadas – em cem por cento das residências dos bairros onde tem mais possibilidades de criadouros da dengue – com os agentes comunitários e agentes de combate às endemias. Após, os dados são preenchidos no formulário eletrônico, no tablet, e chegam para o setor de endemias que faz a fiscalização. O programa é executado por todos os profissionais.
De acordo com a enfermeira técnica Greice Lessa Baldin o outro momento do projeto é a formação de crianças como superagentes. “Fomos para as escolas apresentar um teatro sobre a doença e fizemos uma atividade lúdica e formação de superagentes para elas. Entregamos capas, máscaras e certificados. Com isso, foi possível trabalhar a orientação para as crianças para que pudessem auxiliar e levar as informações para as suas casas. São mais de quatrocentas crianças que passaram por esse processo de formação.”
Para o município de São Ludgero foi uma premiação importante, porque foram apresentados 200 trabalhos em Brasília. O Sul teve 21 trabalhos selecionados (sete de cada estado) e, destes, dois foram premiados por região do país. O segundo premiado foi do Rio Grande do Sul.
Outro município presente no evento foi Sangão com a experiência “Interação efetiva do ACE: Identificando áreas de vulnerabilidade para ações prioritárias”, autoras Caroline Frasson Vieira (ACE) e Jaqueline Corrêa (ACS). A secretária de saúde, Samira Casagrande de Souza lembrou que o projeto envolveu 21 ACS, 1 ACE.
Catanduvas também representou Santa Catarina com o trabalho desenvolvido pelas técnicas Francieli Xavier de Almeida (ACS) e Nelci da Costa Dal Bem (ACE) sobre Câncer de Mama “Outubro Rosa: Ame-se, cuide-se e previna-se”. A experiência foi uma das selecionadas entre 500 inscrições nacionais e vai fazer parte do catálogo do CONASEMS, destacou a secretária de Saúde de Catanduvas, Marisete Luvison Marcon.
A cerimônia teve a presença de 400 ACSs e ACEs de todas as regiões do país e representando os mais de 170 mil formandos nos cursos técnicos ofertados pela iniciativa do programa Saúde com Agente, agora denominado Mais Saúde com Agente. A segunda turma do programa está prevista para iniciar em fevereiro de 2024.