A Secretaria da Saúde de Rio do Campo desenvolveu, no final de março, mais uma novidade para o grupo de usuários de remédios controlados da Unidade Santa Maria. Trata-se da arteterapia.
A arteterapia pode ser definida como uma disciplina com especificidades e limites concretos. É uma ajuda – terapia para alguns – que utiliza movimentos de dança como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa.
A reunião foi promovida pela coordenadora de ESF Eduarda Fach e teve participação de toda equipe do ESF Santa Maria e Rio da Prata que se organizaram e apresentaram a dança circular aos integrantes do grupo.
Segundo Marcos Vilela, Apoiador para a Região do Alto Vale do Itajaí, a adoção das práticas integrativas pode proporcionar sensação de bem-estar e relaxamento em pacientes que sofrem com a necessidade que ingerir regularmente medicamentos controlados. Estas importantes práticas são transversais em suas ações no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária com grande potencial de atuação.