Recursos financeiros para Política Nacional de Alimentação e Nutrição

Recursos financeiros para Política Nacional de Alimentação e Nutrição

31 de dezembro de 2018


Dezenas de municípios de Santa Catarina serão beneficiados com recursos financeiros voltados para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN. Os recursos estão previstos em Portarias publicadas neste fim de 2018

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, integra os esforços do Estado brasileiro, que por meio de um conjunto de políticas públicas propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. A completar-se dez anos de publicação da PNAN, deu-se início ao processo de atualização e aprimoramento das suas bases e diretrizes, de forma a consolidar-se como uma referência para os novos desafios a serem enfrentados no campo da alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS). 

   Em sua nova edição, publicada em 2011, a PNAN apresenta como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Para tanto está organizada em diretrizes que abrangem o escopo da atenção nutricional no SUS com foco na vigilância, promoção, prevenção e cuidado integral de agravos relacionados à alimentação e nutrição; atividades, essas, integradas às demais ações de saúde nas redes de atenção, tendo a atenção básica como ordenadora das ações. 

Acesse as informações do programa e saiba mais em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnan.php


Compartilhe esta notícia: