Ali estão reunidas todas as informações sobre datas, locais de vacinação, público-alvo no momento e quais as marcas da vacina que estão sendo aplicadas em cada uma das 295 cidades catarinenses. A ideia é facilitar o acesso a informações sobre as fases da campanha de imunização em cada município, e dar mais transparência à distribuição das vacinas.
A plataforma foi desenvolvida pela Gerência de Ciências de Dados e Inovação do MPSC (Gecid), e poderá ser incorporada aos sites oficiais das prefeituras. Os dados serão abastecidos pelas próprias secretarias municipais de saúde, e a atualização é obrigatória: a utilização da ferramenta foi pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que integra representantes do Estado e dos municípios.
Esta não é a primeira solução apresentada pela área de Ciências de Dados e Inovação do MPSC durante a pandemia. Saiu do setor a plataforma tecnológica que auxiliou na regionalização do combate à pandemia, e painéis que mostram em tempo real o destino dos recursos de transações penais para combater a Covid-19. Hoje, esses valores correspondem a mais de R$ 15 milhões.
Outras soluções lançadas pelo setor foram o painel de acompanhamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), e a Catarina, uma chatbot que faz atendimento virtual no site do MPSC. No ano passado, foram mais de 30 mil atendimento virtuais.