O Presidente do COSEMS, Sidnei Belé, juntamente com Prefeitos e prefeitas que compõem os Conselhos Executivo, Fiscal e Deliberativo da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) reuniram-se nesta terça-feira, 10, na EFAPI – Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó. A 8ª Reunião de Pauta do Conselho Político teve como principais temas as prioridades do municipalismo catarinense e nacional. O prefeito de Chapecó, Luciano Bulignon, abriu a reunião e falou sobre a honra de receber dezenas de líderes municipais.
Durante a reunião, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS/SC, Sidnei Bellé, e o assessor técnico de Gestão em Saúde, Diogo Demarchi Silva, apresentaram algumas orientações sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa aproximação entre COSEMS/SC e FECAM é muito benéfica, saúde é uma área sensível que exige muita atenção”, observou Adeliana, após a fala dos convidados.
Sidnei Belé destacou a aproximação do COSEMS com a FECAM em pautas importantes para os municípios, destacou, entre outras ações, as negociações com o Governo Estadual relacionados aos valores devidos aos municípios, relação com a bancada parlamentar catarinense e convidou à todos para o 67º Congresso do COSEMS, que será realizado em Joinville no fim de novembro.
Algumas ações foram encaminhadas de forma conjunta, como por exemplo, aproximação com o Conselho de Contadores da FECAM, visando otimizar os recursos da saúde nos municípios, além de alinhamentos entre as duas entidades em pautas no legislativo e executivo estadual e nacional.
“A relação entre COSEMS e FECAM só tende a melhorar. Essas ações conjuntas irão beneficiar cada vez mais a gestão em saúde municipal, e consequentemente o atendimento da população”, destacou Sidnei Belé, ao final, agradecendo o espaço concedido na referida reunião.