Na manhã desta terça-feira (12), o presidente do Conasems, Mauro Junqueira esteve na Confederação Nacional de Municípios (CNM) para reunião com o presidente da entidade, Glademir Aroldi. Durante o encontro foi discutida elaboração conjunta de uma cartilha para orientar e facilitar o entendimento do gestor sobre a adequada aplicação dos recursos da saúde nos municípios.
As duas entidades buscam juntas um modo de esclarecer de forma mais precisa a utilização dos recursos após mudanças no modelo de repasse para a saúde. Diante disso, durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada no mês de maio, CNM e Conasems desenvolveram espaço para auxiliar e avaliar a real situação enfrentada pelos municípios na gestão dos recursos. Na reunião de hoje, a Confederação apresentou os resultados da pesquisa realizada na Marcha. A ação serviu como termômetro para avaliar algumas das principais dificuldades destacadas pelos gestores.
Aroldi destacou a atuação da Confederação no sentido de apoiar os gestores. “A CNM tem esse papel de orientar e caminhar lado a lado com os gestores municipais e vamos fazer o que for preciso para auxiliá-los. Os prefeitos erram, mas, principalmente, pela falta de conhecimento. Não podemos deixar isso acontecer”.
O presidente do Conasems aproveitou a oportunidade para convidar pessoalmente o líder do movimento municipalista para o XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho em Belém, no Pará. “A presença da CNM é muito importante. O senhor tem se mostrado um parceiro e seria muito bom que estivesse conosco na abertura do evento. Além disso, os prefeitos também devem estar nessa agenda”, destacou Junqueira.
Confira mais fotos da reunião