O primeiro dia de congresso do COSEMS/SC em Blumenau foi um sucesso, com mais de mil pessoas circulando por entre os palcos montados na Vila Germânica. Chegando à nona edição em 2025, nesta quarta-feira (26), o evento contou com diversas palestras e exposição de trabalhos da mostra “Brasil, aqui tem SUS”, além da apresentação cultural do grupo Blumenauer Schuholatter e a presença ilustre de Zé Gotinha.
As palestras, que ocorreram nos palcos 1 e 2, abordaram temas como situação da dengue em Santa Catarina, desafios da cobertura vacinal e novo sistema de regulação do e-SUS.
Representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, secretários municipais e técnicos de todo Estado marcaram presença no evento.
Um dos principais palestrantes deste primeiro dia foi Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o especialista, o congresso é fundamental para estruturação do processo de assistência. “Serve pra trocar informações, trocar experiências e ver que há lugares que caminham mais e lugares que caminham menos, e é nisso que conseguimos trocar experiências e ter a vivência daqueles que estão fazendo”, disse.
Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), destacou que o Ministério da Saúde dá as diretrizes técnicas, o financiamento, as condições para o trabalho e o desenvolvimento das políticas de saúde, mas reforça que a execução é municipal. “Então é muito importante essa integração e um congresso como esse é fundamental para isso”.
Já Josélio Queiroz, assessor técnico do Datasus/Seidigi, falou sobre a importância do diálogo com os municípios sobre a digitalização do programa SUS. “trouxemos inovações e vamos apresentar aos gestores municipais uma nova oportunidade, bem como auxiliá-los a uma tomada de decisão mais assertiva”.
Sinara Simioni, presidente do COSEMS/SC, que discursou na abertura oficial do 9° congresso, agradeceu a presença dos 1,3 mil participantes, reconheceu o trabalho da equipe da entidade na organização do evento e citou a importância da vinda dos gestores, já que houve uma renovação de mais de 70% de secretários municipais.
“Foi um dia muito produtivo, com muita troca de experiência entre os gestores e os técnicos municipais”, disse.
Além de Sinara, anfitriã do congresso, compuseram a mesa na solenidade de abertura do evento o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, Cristiane Pantaleão, que representou o presidente do Conasems, a secretária-adjunta de Saúde, Cristina Pires Pauluci, que representou o secretário estadual Diogo Demarchi, o secretário de Saúde de Blumenau, Douglas Rafael, Marina Gasino Jacobs, que representou o superintendente do Ministério da Saúde, Sylvio da Costa e a presidente do Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina, Maria Izabel Girotto.