Painel de Apoio – Cadastros (Adscrição) na Atenção Básica
Como estratégia para o fortalecimento da gestão municipal e o processo de regionalização da saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) desenvolveu o Painel de Apoio à Gestão que é composto pelos segmentos abaixo:
A iniciativa faz parte de um conjunto articulado de ações desenvolvidas pelo CONASEMS que visa um processo permanente de auxílio ao gestor municipal na tomada de decisão. O que torna o Painel uma ferramenta que servirá como subsídio na elaboração e execução do planejamento local e regional, a fim de fortalecer os debates nos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde.
O painel disponibiliza dados e diversas informações, principalmente, relacionados ao financiamento no âmbito municipal da gestão do SUS, enfatizamos aqui o Painel de cadastros da Atenção Básica (adscrição) que traz informações importantes para o planejamento da atenção básica no território, tendo como principal objetivo o cadastramento dos usuários nos sistemas de informação, levando em conta a realidade local.
Baixe Aqui Tutorial para Acesso ao Painel de Apoio CONASEMS – Cadastros Atenção Básica
Clique Aqui Acesso ao Painel de Cadastros da Atenção Básica
Clique Aqui Acesso ao Painel Completo
Para saber mais confira os vídeos:
Vídeo 1 Cadastre Já – Acompanhamento dos Cadastros válidos
Clique Aqui Acesse a Nota Técnica Explicativa sobre o Relatório de cadastros não válidos
Vídeo 2#ParaSaberMais – Municípios podem acessar o detalhamento dos cadastros na AB
Vídeo 3#ParaSaberMais – Cadastro do Cidadão no e-SUS AB PEC e CDS
Vídeo 4 Cálculos para a capitação ponderada
Vídeo 5 Webpalestra: Cadastro no e-SUS e o pagamento por capitação ponderada no Previne Brasil
Vídeo 6 #ParaSaberMais – CADSUS – Atualização de informações do cidadão
Inconsistências no cadastro
1 – Validação do Cartão Nacional de Saúde do Cidadão (CNS) no CADSUS, base de dados do Datasus.
CNS formato inválido : CNS não informado ou preenchido fora do padrão (ex. número do CNS com poucos dígitos ou apenas um único dígito. ex.00000000000)
2 – Preenchimento correto do CNS no cadastro.
CNS não consta no CADSUS : CNS não encontrado na base de dados do Datasus (o número contém a quantidade de dígitos válidos, porém este não foi encontrado);
3 – Data de nascimento do cadastro idêntica ao registrado na base do CADSUS.
Data de nascimento divergente: Quando a data de nascimento do cidadão é diferente da data de nascimento encontrada na base de dados do Datasus;
4- Usuário com vínculo em outra equipe
“Usuário com vínculo em outra equipe” não é considerado um erro ou uma inconsistência, por isso não é passível de correção. Essa informação está presente no relatório para auxiliar o gestor a compreender o porquê da não contabilização do usuário em uma determinada equipe, ou seja, esse cadastro não foi validado para esta equipe e sim para outra
Em caso de usuários vinculados a mais de uma equipe, estes serão alocados pelo sistema do Ministério da Saúde a uma única equipe de referência, que será aquela onde apresentar mais atendimentos clínicos de médicos ou enfermeiros nos últimos dois anos (a partir da análise da última competência do quadrimestre). Caso necessário, a critério de desempate, será considerado a equipe em que houve um cadastro individual(completo) e atendimento mais recente. Por esse motivo, é possível que o usuário permute de equipe vinculada em uma próxima validação devido a frequência de atendimentos que este possuir em ambas.
Prazos para os gestores municipais e do Distrito Federal enviarem suas produções no SISAB 2021
Via: CONASEMS