Chuvas, enxurradas e quedas de barreiras em maio de 2022 poderiam ser empecilhos para atender bebês na realização do teste do pezinho ou para a imunização na unidade de saúde de Anitápolis, município da Grande Florianópolis. Pois não foram obstáculos para impedir a equipe de saúde do município na atenção às mães e os bebês.
Conforme o secretário de Saúde de Anitápolis, Linkon Hanck foi organizada a equipe domiciliar – com enfermagem, técnica de enfermagem, médico e motorista – para atender os recém-nascidos e suas mães. Segundo o secretário a estratégia foi tão acertada que segue mantida. Hanck relatou que os bebês estão no ambiente da família e tudo fica mais fácil, desde a coleta de sangue para o teste do pezinho até orientações para as mães de como proceder em casos de emergência e da conscientização de manter sempre em dia o calendário de vacinação das crianças.
O projeto, que surgiu em razão de uma situação climática e atendeu 30 bebês, até novembro deste ano, recebeu reconhecimentos do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, como atendimento de Padrão Europeu às gestantes e recém-nascidos e da Secretaria de Estado da Saúde, com a Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária como Referência Nacional para a rotina da triagem neonatal do município.