O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS SC, organização representativa das Secretarias Municipais de Saúde e dos Secretários Municipais de Saúde, prevista em Lei Federal, vem a público lamentar a decisão do Ministério da Saúde de Cuba, anunciada em 14 de novembro de 2018, de rescindir a parceria de cooperação técnica com a organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) através do Programa Mais Médicos. O Programa, segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), possibilitava o trabalho de cerca de 8.500 médicos. Em Santa Catarina são 255 médicos cooperados que prestam assistência médica de qualidade nos municípios catarinenses cobrindo vazios assistenciais históricos existentes na atenção básica em saúde.
Ademais, preocupa a eminência de retirada imediata dos referidos profissionais, já que as prefeituras catarinenses sofrem com o subfinanciamento da saúde pública, e a contratação de novos profissionais médicos ensejará ainda mais recursos financeiros, dos quais as prefeituras não possuem. Sendo assim, o COSEMS acredita que a prudência das ações a serem tomadas é o melhor caminho para que se encontre de maneira conjunta uma solução. O COSEMS SC aguarda ações imediatas do Ministério da Saúde do Brasil visando suprir e mitigar o problema existente.
O COSEMS SC reitera a necessidade de defesa da gestão municipal e dos serviços de saúde existentes visando o atendimento digno da população.
DIRETORIA COSEMS/SC
Florianópolis, 15 de Novembro de 2018