Atenta às mudanças de tecnologia nas atividades de atendimento, a Secretaria de Saúde de Monte Castelo, no Planalto Norte, decidiu investir na aquisição de 40 tablets para os agentes comunitários de saúde.
Com o auxílio dos tablets, os agentes de comunitários de saúde têm a possibilidade de aprimorar os serviços prestados à população. Com os novos equipamentos também será possível dar agilidade às ações relacionadas à prevenção e promoção da Saúde Pública e o monitoramento nas visitas realizadas pelos agentes comunitários.
Com base nos dados da Secretaria de Saúde de Monte Castelo foi possível calcular o custo da utilização dos formulários (papel) e da aquisição dos tablets. Com o uso da tecnologia é mais rápido e de fácil o acesso à transmissão de dados para a Secretaria de Saúde e, posteriormente, ao E-SUS/SISAB.Como resultado verificou-se a facilidade da utilização do equipamento, redução no consumo de papel e o aumento da qualidade e velocidade da coleta dos dados, colaborando para o planejamento de ações na área da saúde. A tecnologia na área da saúde permite a integração das informações, facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos.