A Macrorregião Sul de Saúde, composta pelas CIRs Carbonífera, CIR Extremo Sul Catarinense e CIR da Região de Laguna, COSEMS/SC – Apoio descentralizado com as Apoiadoras das Regiões, SESC – Regionais da Saúde participaram de encontro, no dia 15/03, no Auditório Ruy Hulse na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Gestores, Técnicos municipais e prestadores hospitalares discutiram e avaliaram a nova Política Hospitalar Catarinense.
A CIR ampliada se reuniu com objetivo de discutir a nova política hospitalar catarinense na região. O objetivo do encontro era esclarecer as dúvidas sobre a nova PHC e também tratar do alinhamento da região, além de verificar que muitos hospitais estão em gestão municipal e a região de saúde compartilhar os mesmos prestadores. Acompanhar e fiscalizar o que está sendo executado é de responsabilidade dos entes.
“É uma política nova, muito ainda será discutido, os pontos a melhorar devem ser levantados, e alinhado à comunicação, entender o processo de trabalho e responsabilizar cada ente para que isso seja possível de ser colocado em prática”, diz Michelli Voss – Apoiadora COSEMS Região de Saúde de Laguna.
Após as apresentações dos técnicos da Secretaria de Saúde do Estado- SES SC, foram levantados diversos questionamentos e apontamentos os quais, Estado, Municípios e prestadores conseguiram ter uma visão mais ampla dos objetivos finais na qual a PHC pretende alcançar. Assim reforçando a importância de cada ente no processo de trabalho.