Acolher, partilhar experiências e buscar a escuta compartilhada. Esses procedimentos integram a proposta de Terapias Comunitárias que compõem as Práticas Integrativas Complementares que estão sendo oferecidas pela Secretaria da Saúde de Lages para pessoas que perderam entes queridos por Covid-19.
Conforme a enfermeira do Ambulatório de PICS, Kelly Antunes, este serviço tem como objetivo fortalecer laços sociais e promover a autonomia dos sujeitos envolvidos para criar soluções diante de suas dificuldades vivenciadas, proporcionando a prevenção de agravos em saúde mental e a promoção da saúde, bem como situações de alegrias, conquistas e histórias de superação.
Neste primeiro momento, as rodas de terapia serão oferecidas às pessoas que perderam entes queridos por conta da Covid-19, podendo ser ampliado para outros públicos futuramente.
Desde o dia nove de maio as conversas em grupo ocorrem nas segundas-feiras, no Ambulatório das PICs, à Rua Cruz e Souza n° 542, bairro Brusque, em doi horários – 13h30 e 15h30, dispondo de materiais para compor dinâmicas de acolhimento. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo WhatsApp ou pelo telefone do Ambulatório no número (49) 3251-7615, sem necessitar de encaminhamento.
A apoiadora do COSEMS/SC para a Serra Catarinense Odila Waldrich, lembra a importância e relevância do acolhimento e da escuta, instituindo a possibilidade de tornar menos dolorosa e traumática a perda do ente querido. Parabenizar a Gestão e a equipe das PICs que disponibilizam aos usuários mais esse atendimento de qualidade, que tem o intuito de melhorar a condição de vida das pessoas e atender suas necessidades de saúde.
Assessoria de Imprensa COSEMS/SC
Com informações de Odila Maria Waldrich
Apoidora do COSEMS/SC – Serra Catarinense
e Rafaela Machry/ Prefeitura de Lages