Todos os meses a Educação Permanente em Saúde é desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) – um coletivo organizado por trabalhadores com diferentes formações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Lages. Esse grupo de pessoas tem suas ideias e perspectivas alinhadas ao propósito da efetivação da Política Nacional de Educação Permanente e da Política de Humanização em Saúde, com potencial e foco para estimular e sensibilizar os demais profissionais da SMS para a reflexão do fazer em saúde e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a melhoria na qualidade e no acesso.
No ano de 2021, o NEPHS foi institucionalizado como setor da SMS, possibilitando o fortalecimento das ações em EPS e a potencialização de novas transformações no cotidiano dos processos de trabalho em saúde. As práticas de EPS repercutem na qualidade do trabalho, pois resgata princípios constitucionais do SUS, como de equidade, integralidade e resolutividade. Promove ações de protagonismo dos profissionais de saúde por meio de atividades que visem os processos de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da gestão e dos serviços. De acordo com as mediadoras da EP Franciele Spolti e Miryan Silva o espaço é muito importante para oportunizar diálogos e reflexões frente aos desafios e fortalecimento das relações.
Para a Apoiadora do COSEMS/SC na Serra Catarinense, Odila Waldrich a equipe do NEPHS busca, em conjunto com os colaboradores, amenizar as dificuldades cotidianas e, por meio do diálogo e escuta, possibilita encontrar mecanismos para o fortalecimento das relações com e para o trabalho.