FNS apresenta novo cronograma de pagamento de despesas obrigatórias

FNS apresenta novo cronograma de pagamento de despesas obrigatórias

13 de novembro de 2018


Os prazo fixados como limite de transferências dos recursos para a execução de ações e serviços públicos de saúde foram amplamente discutidos no âmbito do Ministério da Saúde e pactuados com as Secretárias Finalísticas

O diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior, participou na manhã de quarta-feira (31/10), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, da 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

A CIT é uma instância de articulação e pactuação na esfera federal que atua na direção nacional do SUS. É composta por gestores do SUS das três esferas de governo – União, estados, DF e municípios. Tem composição paritária formada por 21 membros, sendo sete indicados pelo Ministério da Saúde (MS), sete pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e sete pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nesse espaço, as decisões são tomadas por consenso e não por votação.

Cronograma de pagamentos das Despesas Obrigatórias

Um dos itens da pauta da reunião foi a divulgação do cronograma de pagamentos das transferências regulares e automáticas, fundo a fundo, isto é, das despesas obrigatórias, conforme estabelecidas pelo Anexo VII do Decreto nº 8.456/2015, efetuadas pelo Fundo Nacional de Saúde. A apresentação do cronograma foi feita por Antonio Carlos Junior.

Clique aqui para fazer o download doCRONOGRAMA DE PAGAMENTOS DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS

De acordo com o diretor executivo do FNS, os prazo fixados como limite de transferências dos recursos para a execução das Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) por parte dos entes federados foram amplamente discutidos no âmbito do Ministério da Saúde e pactuados com as secretarias finalísticas responsáveis pelas ações orçamentárias e pelo envio dos processos de pagamentos ao FNS. As secretarias finalísticas também ajustaram o prazo para tornar possível o envio dos respectivos processos em um tempo adequado para viabilizar a conformidade processual, visando o cumprimento das datas fixadas como limite para a transferência.

“Em relação ao último cronograma de pagamento pactuado em 2014, houve ganhos expressivos em antecipações de datas, como por exemplo as ações 20AC (Incentivo Financeiro às Ações de Vigilância e Prevenção e Controle das DSTs/AIDS e Hepatites Virais)  e 20AE (Promoção da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos na Atenção Básica em Saúde). O recebimento dos recursos dessas ações foi reduzido em 25 dias em relação ao cronograma anterior. Da mesma forma, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  teve o pagamento antecipado em 20 dias. Por sua vez, a ação 20AD – Piso de Atenção Básica Variável (PAB Variável) teve o recebimento dos recursos antecipado em 15 dias”, explicou Antonio Carlos Junior.

Via Fundo Nacional de Saúde


Compartilhe esta notícia: