O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, COSEMS/SC, é uma entidade que representa potencialmente os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os Secretários Municipais de Saúde como membros-efetivos. Uma de sua prerrogativas do COSEMS SC é “Promover o fortalecimento da política de saúde das Secretarias Municipais na esfera municipal”, sendo assim o Presidente Sidnei Bellé e a Diretoria atual do COSEMS sempre priorizaram as capacitações aos municípios, apoio descentralizado e informações via site oficial.
Neste ano várias iniciativas foram realizadas com cursos nas Regiões de Saúde sobre Planejamento, Informação em Saúde e Regulação, além de atendimento presencial na sede do COSEMS e estratégia de apoio com 14 apoiadores descentralizados atuando nas 16 Regiões de Saúde.
Mesmo com essas ações é visível a necessidade de ampliar o escopo de iniciativas para fomentar a capacidade dos técnicos e gestores entenderem as diversas linhas técnicas existentes na saúde, com as suas dinâmicas.
Uma dessas iniciativas será o projeto “#VCSABE?”
O projeto trata da inserções de publicações no site oficial do COSEMS com esclarecimentos relacionados a diversos assuntos que fazem parte do cotidiano dos gestores municipais em saúde no Estado de Santa Catarina. Tais publicações trarão explicações técnicas, com compartilhamento de apresentações, documentos, vídeos, links, etc, a depender do assunto tratado.
A previsão é que as publicações aconteceram semanalmente. Alguns assuntos já fazem parte do escopo do projeto, e outros podem ser sugeridos pelos municípios via email: diogo@cosemssc.org.br com o titulo do email “VCSABE?”. Os pedidos serão analisados quanto a pertinência e possivelmente farão parte da publicações relacionadas ao projeto.
Confira alguns assuntos selecionados para publicações futuras (não seguirá necessariamente esta sequência):
Conjunto Minimo de Dados – CMD;
Programação Pactuada Integra – PPI em Santa Catarina;
Aplicação dos recursos financeiros recebidos via Fundo Nacional de Saúde;
Aplicação dos recursos financeiros recebidos via Fundo Estadual de Saúde;
Módulo Planejamento DigiSUS Gestor (substitui SARGSUS e SISPACTO, e inserção do PMS e PAS)
Instrumentos de Captação de informações ambulatoriais atualmente: BPA, RAAS, APAC, SISCAN.
Ficha de Programação Orçamentária – FPO Magnética;
Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA SUS;
Programação do recurso MAC para Mamografia e do Citopatológico em SC;
Estratégia e-Saúde para o Brasil;
Navegação no site do COSEMSSC;
Banco Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica;
e-SUS AB;
Relação Municipal de Medicamentos – REMUME;
Tabwin e Tabnet;
Sistema de Monitoramento d e Obras – SISMOB;
Contratualização no SUS;
Processo de Regionalização em Saúde;
Entre outros…