O COSEMS/SC reuniu na tarde do dia 07/05, quinta-feira, gestores e técnicos. Por meio de teleconferência o presidente Alexandre Lencina Fagundes conversou e orientou sobre portarias e leis que tratam da aplicação dos recursos federais e estaduais e sobre a autonomia dos gestores municipais diante da pandemia da COVID-19.
Alexandre Fagundes defendeu que, neste momento COSEMS, SES, Sistema FECAM, MPSC, Superintendência do MS e prestadores de serviços de saúde precisam reforçar o diálogo e trabalhar em conjunto no desenvolvimento de um trabalho mais regionalizado para que Santa Catarina tenha melhores condições de enfrentar a pandemia do coronavírus.
O novo Secretário de Saúde do Estado, Dr. André Motta Ribeiro disse que o momento é delicado e vai continuar o bom trabalho feito pela equipe da SES, pois o enfrentamento da pandemia de uma doença desconhecida precisa da união de todos.
– O momento é de pactuação e de diálogo e de unidade para uma construção em comum, afirmou o secretário de Estado da Saúde. E disse que vai continuar o bom trabalho que estava sendo feito pelos profissionais da SES e que agora o momento é de ampliar diálogo com os gestores municipais.
Decisões com garantias jurídicas
O presidente do COSEMS/SC também alertou que, neste momento, as decisões devem ser tomadas de forma rápida, mas os gestores municipais precisam atuar com as procuradorias dos municípios para evitar que futuramente respondam por atos administrativos injustificados.
-Tudo deve ser feito com garantias jurídicas, disse Alexandre Fagundes.
O COSEMS/SC informou que está sendo preparada um nota técnica para a distribuição, na próxima semana, de novo lote de EPIs. A distribuição será feita conforme os critérios populacionais. Neste kit serão entregues máscaras cirúrgicas, luvas, aventais e gorros para utilização pelos profissionais da Saúde.
07/05/2018
Assessoria de Imprensa
COSEMS/SC