COSEMS/SC apoia ações regionalizadas no combate à COVID-19

COSEMS/SC apoia ações regionalizadas no combate à COVID-19

22 de maio de 2020


A disponibilização de ferramenta com indicadores regionais para que prefeitos e gestores da saúde possam tomar decisões e tenham condições de promover ações locais e descentralizadas para o combate da COVID-19 foi considerada positiva pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS/SC, Alexandre Lencina Fagundes.

A ferramenta de dados, que será aprimorada com a participação dos gestores municipais na próxima semana foi apresentada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde em telereunião promovida e coordenada pela FECAM na manhã de sexta-feira, 22/05.

De acordo com o presidente do COSEMS/SC esse é o resultado da construção de um canal de diálogo com o governo do Estado gerido dentro do Centro de Operações de Emergência da Saúde (COES) onde estão atuando o COSEMS/SC, Secretaria de Estado da Saúde, MPSC, PGE e Ministério da Saúde com o apoio da FECAM, TCE, TJSC. A ideia é de que, a partir de 1º de junho, com monitoramento dos dados a ações de combate à pandemia sejam descentralizadas e regionalizadas.

– É importante para os prefeitos e secretários municipais de saúde terem acesso aos dados para que as decisões adotadas dêem os melhores resultados para a proteção da saúde da população – afirma Alexandre Lencina Fagundes.

A reunião de sexta-feira foi aberta pelo governador Carlos Moisés e teve a participação do Secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, do presidente da FECAM, Saulo Sperotto, além de prefeitos, secretários municipais da saúde e técnicos de entidades que fazem parte do trabalho de combate à COVID-19.

Assessoria de Imprensa
COSEMS/SC


Compartilhe esta notícia: