COSEMS e FECAM discutem alinhamento das ações no âmbito da gestão municipal em saúde

20 de agosto de 2018


O COSEMS e a FECAM realizaram reunião no dia 07 de agosto com o intuito de debater ações conjuntas no âmbito da saúde municipal de Santa Catarina.

A reunião foi conduzida pelo presidente da FECAM, prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e a vice-presidente, prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, além de membros da diretoria. O COSEMS esteve presente com o presidente Sidnei Bellé (Caibi), a tesoureira Sinara Landt (São José), além da equipe técnica central.

Na oportunidade foram firmadas parcerias a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, além de participações de ambas as instituições em espaços de discussões, agendas de eventos para o segundo semestre, eleições, contabilidade em saúde e a situação da divida da saúde catarinense com os municípios.

Sobre a Câmara Setorial da Saúde:

Pela importância social da Política da Saúde, o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, instituiu, na última quinta-feira, 5, a Câmara Setorial da Saúde. O colegiado será formado por prefeitos e prefeitas das 21 regiões do estado, com o intuito de discutir a fundo as questões ligada a área. O grupo terá por objetivo dar um auxílio qualificado e permanentemente ao Conselho Político da entidade em questões que tratam da Política da Saúde.

O grupo irá pautar, debater e criar ações estratégicas aos municípios perante os entes federais, estaduais, regionais e locais; representará a FECAM junto a órgãos públicos e privados da Política da Saúde; promoverá cursos, palestras, congressos, encontros e debates para o aperfeiçoamento dos profissionais da saúde; definirá estratégias políticas em saúde, além de encaminhar movimentos regionais, estaduais e nacionais em prol da garantia de acesso e financiamento da política de saúde.

A Câmara Técnica terá a participação sempre que necessário do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS; do Comitê Estadual de Monitoramento e Resoluções das Demandas de Assistência da Saúde de Santa Catarina – COMESC; da Comissão Intergestora Bipartite – CIB; do Conselho Estadual de Saúde/SC; do Ministério Público de Santa Catarina; e da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina.” Fonte: FECAM

 


Compartilhe esta notícia: