CONASEMS: Ministério da Saúde estimula produção artesanal de máscaras de proteção

CONASEMS: Ministério da Saúde estimula produção artesanal de máscaras de proteção

7 de abril de 2020


Usar uma máscara facial não é uma garantia de proteção contra  Covid-19, os vírus também podem transmitir através dos olhos e pequenas partículas virais, conhecidas como aerossóis. No entanto, as máscaras são eficazes na captura de gotículas, que é a principal via de transmissão do coronavírus. Estudos estimam que elas são uma proteção cinco vezes maior do que nenhuma barreira.

Muitas pessoas têm infecções assintomáticas ou pré-sintomáticas. Se eles estão usando máscaras, podem impedir que gotículas que transportam o vírus escapem e infectem outras pessoas. Com a escassez de máscaras confeccionadas pela indústria especializada, recomenda-se para a população em geral a produção e uso de máscaras artesanais. 

O Ministério da Saúde fez um apelo no sentido de estimular que as pessoas produzam suas próprias máscaras de proteção. A medida visa garantir que as máscaras produzidas pela indústria sejam disponibilizadas prioritariamente para os profissionais de saúde. “A máscara é uma barreira física utilizada pelas pessoas que estão sintomáticas para evitar que contaminem outras pessoas. Então, elas podem fazer, em casa mesmo, utilizando tecido e elástico. Vamos deixar as máscaras que têm registro, que são aprovadas pela Anvisa, para serem utilizadas pelos hospitais, pelos profissionais da área da saúde”, afirmou João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do Ministério da Saúde.

Confira na íntegra com os vídeos – Clique Aqui

 

 


Compartilhe esta notícia: