Foi aprovado na primeira reunião de CIB, de quinta-feira (6), que, a partir deste ano, os processos contratação de serviços de saúde do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, serão migrados, de forma gradativa, ao governo estadual. Anteriormente, este procedimento era de responsabilidade do governo municipal. A unidade segue sendo gerenciada pelas irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, já que no ano passado houve a renovação da cessão por mais 15 anos.
A transferência foi aprovada no encontro após consenso entre gestores que fazem parte da mesa de CIB, incluindo a presidente do COSEMS/SC, Sinara Simioni, do secretário de estado de Saúde, Diogo Demarchi, além de secretários e técnicos municipais de Saúde.
Na ocasião, foram deliberadas portarias, reajustes e recursos na presença de representantes dos 295 municípios catarinenses.
Entre as deliberações, também está a ampliação da faixa etária para a vacina da dengue, que passa para 10 a 16 anos, e uma revisão de valores na tabela catarinense para as especialidades de otorrino e ortopedia.
As estratégias deliberadas na comissão serão implementadas a fim de melhorar a operacionalização e oferta de serviços do SUS.