Campo Belo do Sul – projeto Antitabagismo Ar Puro

19 de junho de 2023


O projeto do grupo Antitabagismo Ar Puro, em Campo Belo do Sul, tem como público alvo a população fumante da cidade. A divulgação do grupo é feita por meio de cartazes, convites durante as consultas médicas ou atendimentos pela equipe de saúde, visitas domiciliares feitas pelas agentes de saúde, e a divulgação nas mídias sociais e rádio local.

A fase de manutenção tem estipulado consultas médicas a cada dois meses até se completar um ano de tratamento, além do acompanhamento com o educador físico e psicólogo, conforme necessidade. As atividades acontecem na Academia de Saúde do município. Essa função foi atribuída a enfermeira e secretária de saúde Adryane Oliver. Durante a Atenção Individual, se abre espaço para que os pacientes compartilhem suas experiências, tirem dúvidas e conversem entre si. Além da primeira avaliação médica com anamnese individual. É realizado também o teste de Fagerström, que avalia o grau de dependência do participante.

Na etapa chamada de Estratégias e Informações, realiza-se a transmissão de conhecimento sobre o tabagismo ao grupo. Aborda-se, em diferentes sessões, os aspectos do tabagismo, prejuízos à saúde, sintomas de abstinência, procedimentos práticos para lidar com o desejo intenso de fumar (orientações dietéticas e de estilo de vida, exercícios de respiração, relaxamento e de imaginação). São abordados também aspectos psicológicos que ajudarão o paciente a ter pensamento construtivo e usar de assertividade durante o processo,

Ao final do tratamento é realizada a tradicional formatura dos pacientes que conseguem vencer o tabagismo, sendo um evento aberto aos familiares com a diplomação de “ex-tabagista”. A implementação do Grupo Antitabagismo Ar puro já aconteceu, com três turmas, tendo ótimos resultados, com cessação de praticamente todos os participantes. A quarta turma, que atualmente conta com 5 inscritos e tinha início previsto para junho de 2023.

A apoiadora do COSEMS/SC para a Serra Catarinense Odila Maria Waldrich ressalta a importância e necessidades em trabalhar a prevenção e promoção em saúde com os usuários de tabaco, instrumentalizando-os, e fortalecendo as ações necessárias para sensibilizá-los diante da necessidade da redução do dano aos usuários.

 


Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa COSEMS/SC
Com informações de Odila Maria Waldrich –
Apoiadora do COSEMS/SC – Serra Catarinense
e Prefeitura de Campo Belo do Sul

Compartilhe esta notícia: