Lançado em janeiro deste ano, o Saúde na Mão Lages é um serviço de atendimento pré-clínico por telefone (via 0800), chat on-line e video-chamada pelo aplicativo ou site com atendimento remoto 24h. O objetivo do serviço é oferecer o primeiro acesso à saúde, a fim de apoiar as unidades de saúde presenciais, sendo um suporte com atendimento à distância.
O atendimento pré-clínico à distância é realizado por técnicos de enfermagem e enfermeiros para orientação e informações em saúde, e na presença de sintomas para serem triados e classificados clinicamente para uma adequada condução e/ou encaminhamento para atendimento presencial, sempre orientando de forma confiável a conduta a ser tomada, diminuindo riscos e proporcionando maior tranquilidade para o usuário.
O Saúde na Mão Lages é um serviço da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Saúde, para atendimento de saúde à distância no município. Uma equipe de enfermeiros e profissionais de saúde que já realizam o atendimento da população 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo número 0800 444 3355 e, agora estão à disposição pelo aplicativo para facilitar o atendimento via video-chamada e chat.
O upgrade que o projeto recebeu só tem a beneficiar os usuários de saúde do município. Com o lançamento do “app” Saúde na Mão Lages, disponível na Play Store e a Apple Store, inicia-se a possibilidade de o usuário realizar uma chamada de vídeo com os profissionais de enfermagem, além do atendimento por chat. Muitas possibilidades e um só objetivo: ampliar o acesso à saúde e cuidar mais e melhor da população. Segundo o secretário de Saúde de Lages, Claiton Camargo, a novidade vem para somar e auxiliar as pessoas em atendimentos considerados simples, porém necessários. “Para quem tem o filho com febre no meio da madrugada, aquela dor de cabeça persistente, um familiar que não está se sentido bem. O Saúde na Mão Lages está no ar para isso. Atendimento de onde o cidadão estiver, quando precisar”, disse.
O programa Saúde na Mão Lages começou a ser construído em meados de 2021 com investimentos para a implantação de um sistema de atendimento de saúde remoto que pudesse alcançar todos os cidadãos de onde estiverem, evitando deslocamentos desnecessários e filas para atendimento nas unidades de saúde. “Desde janeiro deste ano, o programa registrou cerca de 94% de aprovação de quem utilizou o serviço”, concluiu Claiton.
Apoiadora do COSEMS/SC para a região da Serra Catarinense, Odila Maria Waldrich, percebe a relevância e pertinência desse serviço, diante da demanda exacerbada de ações e usuários que demandam a saúde, e a redução ou estagnação de recursos humanos para desenvolver os trabalhos presencialmente no cotidiano. Esse aplicativo veio atender de maneira ágil e resolutiva as necessidades de saúde da população, cada vez mais os profissionais da saúde precisam se modernizar e atender os usuários de forma que eles cheguem até a referência correta do serviço, seja ela, baixa, média ou de alta complexidade.
Com o atendimento prioritário fornecido por meio do aplicativo Saúde na Mão Lages, está proporcionada essa celeridade e direcionamento ao atendimento e ao serviço referendado, bem como, dirimir dúvidas pertinentes a saúde pela população. Odila destaca que, em levantamento atualizado (26/10/2022), foi contabilizado 6.758 atendimentos desde sua implantação, em média 750 atendimentos mensais e aproximadamente 25 atendimentos diários, o que sugere estar sendo aceito e utilizado pelo usuário.