Agrolândia, Alto Vale do Itajaí, desenvolve o trabalho de Práticas Integrativas Complementares (PICS). As atividades estão concentradas no Centro de Reabilitação, que além das especialidades tradicionais como fisioterapia e psicologia agregou as Práticas Integrativas Complementares. As PICS são ofertadas todas as quintas-feiras, das 13:00 às 19:30.
As terapias ofertadas são: auriculoterapia, acupuntura, bandagem elástica, ventosa, reiki, meditação e reflexoterapia.
O município decidiu aderir à implantação dessas terapias, que são práticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Os profissionais foram todos capacitados com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a coordenadora Mari Cristiane Ramos
O secretário de Saúde Guido Bauer ressalta a importância das práticas integrativas para a complementação de tratamentos que auxiliam no bem-estar dos pacientes, especialmente na área de fisioterapia.
Conforme Marcos Vilela, Apoiador do COSEMS/SC para a Região de Saúde do Alto Vale do Itajaí, a inserção destes serviços adicionais nos municípios têm reflexo positivo frente a alguns tipos de doenças crônicas que têm o atendimento acompanhado por meio do SUS nas Unidades Básicas de Saúde.