ORIENTAÇÕES APRESENTAÇÃO ORAL – MOSTRA AQUI TEM SUS 2019
A equipe apoiadora da 2ª Mostra Aqui tem SUS parabeniza todos os profissionais de Santa Catarina que compartilharam suas experiências – a sua iniciativa permite a troca de vivências e fortalece o SUS!
Parabeniza também os trabalhos selecionados para a apresentação na Mostra Estadual e tivemos, sem dúvida, momentos de muita alegria ao vislumbrar o que tem sido realizado em cada cantinho desse lindo estado! Com o intuito de apoiar os autores dos trabalhos premiados que se apresentarão na Mostra Nacional, elaborou-se orientações que possam auxiliá-los na preparação para mais essa experiência.
Esperamos que seja útil e desejamos uma ótima Mostra Nacional a todos os participantes.
Os critérios utilizados na avaliação estão abaixo descritos:
Aplicabilidade e relevância: metodologia utilizada (como o projeto foi aplicado) e como poderá ser implantado em outro local
Ampliação de acesso: descrever o público-alvo da ação e de que forma essa ação otimizou o acesso dos usuários a algum serviço
Intersetorialidade: citar todos os setores envolvidos no processo – ex. saúde, educação, segurança, CRAS, polícia, conselho tutelar, sistema judiciário, etc
Coordenação do cuidado em rede: citar os profissionais/serviços envolvidos dentro do setor saúde (AB, especialista focal, NASF, vigilância, serviço de urgência e emergência)
Caráter inovador: comentar sobre experiências prévias do seu município ou outros locais e particularidades do seu projeto
Alinhamento às diretrizes do SUS: quais as diretrizes são trabalhadas no projeto – integralidade, universalidade, equidade, controle social, descentralização
Apresentação oral:
– Considerando o tempo disponível para apresentação (10 minutos) é importante organizá-la para que a experiência e seus resultados sejam explanados com tranquilidade.
– A introdução deve ser breve e pontuar o tema de que trata a experiência. Contextualizar a realidade do município (população, localização, cobertura da ESF e AB, rede de saúde implementada) fornece um retrato do município apresentado. Vale, nesse momento, reforçar em que temática o trabalho está sendo apresentado (Atenção Básica; Vigilância em Saúde; Planejamento; Financiamento; Regulação).
– A explanação sobre a experiência em si, a metodologia utilizada ou o passo-a-passo da sua organização, possibilitam que as pessoas que assistem a apresentação vivenciem a experiência. Pensando que a idéia é possibilitar que outros municípios implementem práticas similares, é fundamental explanar sobre seleção dos participantes; quais equipes e profissionais se envolveram no projeto; o tempo para implementação do projeto. Priorizem essa etapa.
– Os resultados, por sua vez, nem sempre são quantitativos (numéricos), portanto devem trazer o que mudou para aquela comunidade, profissionais, gestores. Nesse momento, vale ressaltar o impacto da experiência sobre aquela realidade.
– A conclusão pode trazer os desafios e propostas futuras, também de forma breve.
– As imagens e vídeos devem ser apresentados dentro do tempo disponível e enriquecem, sem dúvida, a apresentação. São um retrato do impacto da experiência apresentada.
Fernanda Cardinal
Bianca de Souza Valverde
EDITAL MOSTRA NACIONAL “AQUI TEM SUS”
CAPÍTULO IV
DAS ORIENTAÇÕES SOBRE AS DESPESAS DE PARTICIPAÇÃO DE AUTORES E COAUTORES OU RESPONSÁVEIS PELA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA MOSTRA
Art. 8º Haverá isenção do pagamento da INSCRIÇÃO no Congresso para o responsável pela apresentação das experiências selecionadas (autor, coautor ou responsável indicado para a apresentação do trabalho).
§1º A isenção descrita no caput deste artigo está garantida para 01 (uma) pessoa de cada trabalho inscrito 16ª “Mostra Brasil aqui tem SUS”.
§2º O Conasems NÃO se responsabiliza por eventuais despesas que o responsável pela apresentação do trabalho venha a ter, tais como alimentação, hospedagem e transporte.