Novidades e eventos da Assistência Farmacêutica – DIAF News 4ª Edição

Novidades e eventos da Assistência Farmacêutica – DIAF News 4ª Edição

20 de setembro de 2018


O COSEMS divulga ação da Diretoria da Assistência Farmacêutica da SES – DIAF, com o “DIAF News”, conforme abaixo o informativo busca auxiliar nas informações acerca da assistência farmacêutica. Confira abaixo:

DIAF News
Informativo nº 04 – Setembro 2018
Imagem do topo
Novidades e eventos da Assistência Farmacêutica disponíveis em um clique.
Imagem Health care
Confira onde está a DIAF no novo Portal da SES! Acesse:
Eventos da Assistência Farmacêutica:
Fórum da DIAF pelo Telessaúde
O objetivo do fórum é mostrar e discutir osresultados da pesquisa sobre o panorama da Assistência Farmacêutica Básica dos municípios do Estado de Santa Catarina (2017), a fim de ampliar a visão sobre o status atual, estimular a troca de experiências e dados relevantes, além de fomentar ideias e soluções para o desenvolvimento e melhoria da AF municipal. O fórum web será dia 11/09, às 15h. O público alvo sãofarmacêuticos e gestores e o evento será conduzido pela farmacêutica da GEAAF/DIAF, Graziela M.S. Buchrieser.
Promoção do Uso Racional na Atenção Básica 
O Curso Ead oferecido pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), sobre o Uso Racional de Medicamentos na Atenção Básica (AB), tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais da AB para que possam promover o Uso Racional de Medicamentos e intervir na adesão ao tratamento. Acesse aqui.
Novidades e Informações da Assistência Farmacêutica:
Transplantes: o papel do CEAF

Os medicamentos imunossupressores, disponibilizados pelo SUS para os diversos tipos de Transplantes, tem como objetivo evitar a rejeição do órgão ou tecido transplantado com o aumento de sobrevida do enxerto  e do paciente. São em torno de 10 medicamentos disponíveis para estes casos.

Em nosso estado temos aproximadamente 3.000 pacientes atendidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) que realizaram algum tipo de transplante: renal, cardíaco, pulmonar,  fígado, e ainda  outros órgãos ou tecidos(medula óssea, intestino, pâncreas). Neste contexto, o maior número de pacientes são de transplante renal. Protocolos clínicos.

Importante: Dolutegravir 
O Dolutegravir (DTG) é um medicamento inovador, com grande eficiência, que entrou há pouco tempo para a lista dos medicamentos estratégicos. Ele é indicado para o tratamento da infecção pelo vírus HIV em combinação com outros agentes antirretrovirais. Em Maio de 2018, a OMS emitiu avisos após o levantamento de suspeitas de efeitos adversos relacionados ao uso deste medicamento durante operíodo gestacional. Após o alerta, cabe ressaltar que o MS recomendou o uso do DTG em mulheres com idade fértil infectadas pelo vírus HIV somente em casos onde haja o uso de um método contraceptivo eficaz ou, ainda, quando a paciente é infértil. Anvisa investiga.
TALIDOMIDA: supercontrole para evitar novos casos
No Brasil, a utilização de Talidomida exige uma série de medidas rígidas de controle, desde sua produção, prescrição, dispensação e descarte, devido a seus efeitos teratogênicos comprovados.
Em virtude disso, tornou-se necessário um controle efetivo quanto à prescrição deste medicamento para indicações específicas contempladas nas Resoluções ANVISA- RDC Nº 11 (22/03/2011) e na RDC Nº 50 (11/11/2015). É importante salientar a obrigatoriedade da dispensação de Talidomida ao paciente por meio de profissionais farmacêuticos, somente em farmácias devidamente credenciadas pelas autoridades sanitárias.Atualmente a Talidomida ainda é usada em indicações específicas, tais como doenças crônico-degenerativas (lúpus eritematoso e  doença enxerto contra hospedeiro), mieloma múltiplo e síndrome mielodisplásica. Também é indicada a pacientes refratários à eritropoetina, com Hanseníase e úlceras aftoides idiopáticas em pessoas vivendo com HIV/AIDS.
A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é uma instância de caráterconsultivo, deliberativo e normativo, responsável por elaborar e modificar a Relação de Medicamentos em sua região de atuação. O objetivo é a promoção do uso racional de medicamentos e assessoramentos em assuntos de interesse da saúde. A conformação da CFT pode ser multidisciplinar, com profissionais capacitados para realizar as discussões dos itens a serem avaliados com conhecimento farmacológico, terapêutico, clínica médica e de economia em saúde.
CFT Estadual, vinculada à DIAF, foi instituída pela Portaria 787 de 8 de Outubro de 2003 e é responsável pela atualização da Relação Estadual de Medicamentos (REME). Conta, principalmente, com profissionais farmacêuticos, representantes de vários setores da SES, como assistência farmacêutica, vigilância epidemiológica e sanitária, além dos representantes de toda rede hospitalar do Estado, entre outros.A existência da CFT nos municípios e Regionais (CFT Regional) auxilia na criação e manutenção de listas únicas de medicamentos, segundo o perfil epidemiológico (ou seja, necessidades) da região. Em médio e longo prazos, facilita e racionaliza a aquisição de medicamentos. Como implementar a CFT em seu município ou região? Contate a Coordenação da CFT Estadual:cftdiaf@saude.sc.gov.br .
Economia para municípios:
Atas de Registro de Preço do Estado
Para a compra de alguns itens da farmácia básica, há possibilidade de aquisição por um preço diferenciado por meio da Atas de Registro de Preço fornecidas pelo Estado.  Estas Atas, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), são destinadas aos 295 municípios de Santa Catarina. Os itens contemplados são insumos para controle da Diabetes e alguns medicamentos do Anexo A da Deliberação CIB 501/2013. Dúvidas? Acesse o link daAssistência Farmacêutica Básica para mais informações e confira a sessão ‘perguntas frequentes‘.
Inovação e organização na Gestão
O serviço público, ao contrário do que muitos acreditam, está em constante desenvolvimento e inovação, já que para atender às crescentes demandas e alcançar resultados, uma ótima organização e gestão da informação são essenciais. Neste ínterim, a Gerência de Administração da Assistência Farmacêutica (GEEAF/DIAF), assim como outros setores da SES, iniciou a gestão dos programas, tarefas e demandas que a compõe no software de gerenciamento de projetos Trello. Na GEAAF cada programa tem um quadro específico (figura abaixo) e todos os profissionais da área podem visualizar as tarefas dos outros, enquanto que a Gerência acompanha o que está ocorrendo de forma global. A ferramenta utilizada é virtual, gratuita e consolidada na área de gestão e produtividade. Na prática, tem contribuído na organização e fluxo de trabalho, tanto da equipe quanto da gerência.
Você conhece o MEGP?
O desafio da melhoria da gestão pública é um assunto que compete a todas as partes interessadas, principalmente seu principal cliente: o cidadão.
A adoção de um Modelo de Excelência específico para a Gestão Pública (MEGP) tem como propósito considerar os princípios da natureza pública das organizações (e que as diferenciam das da iniciativa privada), sem prejuízo do entendimento de que a administração pública tem que ser excelente e eficiente.Para os gestores das diversas esferas que se interessam em investir na qualidade dos serviços oferecidos, há guias, modelos práticos e materiais valiosos no site do Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização). Saiba mais.
Com a palavra, a servidora:

Estar dia-a-dia na DIAF é desafiador e motivador, pois tudo o que fazemos impacta nas ações de outras pessoas e setores do Estado. Assim, orientamos as unidades para que todos possam trabalhar com o mesmo propósito e motivação, pensando sempre no objetivo final: a saúde das pessoas.
Buscamos parcerias, desenvolvendo um trabalho intersetorial proveitoso e interessante!
Com o DIAF News as informações atingem um número maior de pessoas, melhorando ainda mais a comunicação entre nós, com os profissionais de saúde e gestores.Graziella Melissa Scarton Buchrieser
Farmacêutica da GEAAF

Compartilhe esta notícia: