Webdoc Brasil, aqui tem SUS – Cunha Porã – SC

9 de julho de 2018


Os web documentários Brasil, aqui tem SUS mostram as experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país premiadas durante a 14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada no 33º Congresso Conasems.

Para incentivar o aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde de Cunha Porã oferece ensaios fotográficos para as mulheres que participam das rodas de conversa sobre gestação e fazem acompanhamento periódicos nas unidades de saúde. As fotografias, que podem ser tanto das grávidas quanto dos bebês recém nascidos, contam com produção oferecida por voluntárias – salão de beleza, roupas confeccionadas especialmente para os ensaios e diversos acessórios.

No decorrer deste ano esteve em Cunha Porã uma equipe do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para gravar um web documentário sobre o projeto “Mamãe eu preciso mamar no peito”. O projeto é coordenado pela enfermeira Francini Werka, com apoio da Secretaria de Saúde, e tem como principal objetivo incentivar o aleitamento materno.

O web documentário foi gravado tendo em vista que o projeto foi premiado em nível nacional, dentro do eixo da Atenção Básica, tendo como premissa o “SUS que dá certo”, com o reconhecimento de experiências exitosas que podem ser levadas a outros municípios do Brasil. O projeto cunha-porense também obteve reconhecimento em
nível estadual. Além do web documentário, esta iniciativa estará incluída no catálogo de experiências de sucesso, com resumo no livro Mostra Brasil aqui tem SUS.

“Mamãe eu preciso mamar no peito”
O projeto Mamãe eu preciso mamar no peito conta com encontros mensais tendo como público-alvo as gestantes e seus familiares. A cada encontro é proposto uma temática diferente de explanações, reunindo profissionais ligados à saúde, com apoio dos Estratégias Saúde na Família (ESFs), juntamente com entidades, comércio e pessoas
voluntárias.

Entre as ações que contemplam o projeto está o Cantinho da Amamentação e o mural de fotos Gotinhas do Amor, implantados nas Unidades de Saúde do município.
Além disso, todas as gestantes que participarem de, pelo menos, seis consultas pré-natal e mais quatro reuniões do grupo, também ganham brindes, que vão desde fotos da futura mamãe ou do bebê recém-nascido. E enquanto estiver sendo amamentado, o bebê também é fotografado mês a mês, até um ano de idade.

Gravação do projeto
No decorrer da gravação do web documentário foram ouvidos relatos de mães que participaram do projeto e estão amamentando. Além de material para fundamentação do vídeo, que vão desde imagens da cidade, pontos atrativos e as atividades que contemplam o projeto, a exemplo de sessões de fotos, também teve o encontro deste mês de maio, do qual contou com as orientações da enfermeira Francini, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde. Durante todas as ações o secretário de Saúde Alexandre Fagundes também esteve presente, ressaltando a importância do projeto para o município.

Foi realizado um momento especial na Praça da Bandeira com apresentação de danças com grupo de balé da Academia Corpore. Por sua vez as mães protagonizaram um dos momentos mais emocionantes, que foi a dança com uso do sling, ou popular canguru, uma técnica antiga que consiste na mulher amarrar um pano junto ao corpo para aconchegar o bebê.

Com informações CONASEMS e Imprensa Cunha Porã

 


Compartilhe esta notícia: