Reuniram-se, no dia 29 de maio, em Florianópolis, membros do Grupo de Trabalho do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade – PMAQ, para o 3º ciclo.
O encontro contou com a participação do Ministério da Saúde, com a referência técnica Graziela Tavares, Lisete Contin, Gerente Estadual da Atenção Básica, referencias técnicas das Macros Regiões da SES, Telesaúde, UFSC, coordenação estadual de saúde e bucal e COSEMS.
Foram debatidos temas relacionados ao andamento do terceiro ciclo abordando temas como o AMAQ, previsão das avaliações externas, informações das produções dos profissionais da AB, entre outros.
A representante da UFSC, colocou que as visitas para avaliação externas começaram a partir de agosto. Já a representante do Ministério da Saúde destacou que os meses onde serão apurados os dados do sistema de informação SISAB serão os meses de setembro, outubro e novembro, Com relação ao sistema do AMAQ, o mesmo está passando por ajustes, porém, isso não impede das equipes realizarem as avaliações para estar repassando ao sistema quando o mesmo estiver apto a receber as informações.
Já o representante do COSEMS, Diogo Demarchi Silva, destacou que é importante que todos os municípios utilizem o apoio do Telesaúde SC tanto para o desenvolvimento das ações do PMAQ, quanto para a autilização do e-SUS AB.
Na reunião foi pontuado pela técnica da Secretaria de Estadoa da Saúde, Mirvaine Panize, as datas de webpalestras e fóruns de discussão acerca dos assuntos confere
WEBPALESTRAS: são palestras transmitidas ao vivo todas as quartas e quintas-feiras às 15h, que abordam temas atuais da rotina dos profissionais de saúde. Destinam-se a todos os profissionais das equipes de Saúde, e tem foco na atuação multiprofissional, por isso é importante que sejam assistidas por toda a equipe em seu ambiente de trabalho.
Todas as webpalestras são gravadas e disponibilizadas para acesso online. Após a transmissão, o vídeo editado fica disponível no prazo de 24h
O processo de solicitação e de resposta a uma teleconsultoria, por meio do acesso restrito na plataforma virtual do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) com login e senha pessoal.
O formato assíncrono consiste no envio de uma solicitação de teleconsultoria no formato de texto para solicitar apoio a uma dúvida sobre o PMAQ, bem como pedir algum material de leitura para estudo de um determinado tema para ser utilizado em grupos de educação à saúde ou mesmo para qualificação da equipe de saúde.