COSEMS SC participa de Oficina da Rede Colaborativa para fortalecimento da gestão municipal do SUS

2 de maio de 2017


O COSEMS SC participou, com a Assessora Sônia Terezinha Franzoi Bodanese, de Oficina referente ao projeto PROADI, uma parceria entre hospital alemão Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Conasems.

Realizada em São Paulo entre os dias 27 e 28 de abril a oficina, que faz parte integrante do projeto Apoiadores, contou com a presença dos 26 coordenadores do apoios dos COSEMS, consultores regionais e nacionais do projeto, além de representantes do Ministério da Saúde, Conasems, Cosems SP e HAOC.

A programação de dois dias foi de intenso trabalho, onde o projeto foi apresentado com os objetivos, atividades e papel dos envolvidos. Também foi construída e pactuada agenda mínima de trabalho para estes coordenadores do apoio em seus territórios, além de oferecido oportunidade para partilhar conhecimentos entre as diferentes regiões e confirmar papéis, atribuições, prazos e responsabilidades.

No decorrer da oficina foi debatido o impacto do trabalho dos apoiadores nos território e da rede colaborativa em construção, onde o grupo destacou o importante papel de todos no fortalecimento do protagonismo destes gestores, considerando o grande número de gestores recém chegados no SUS hoje empossados. O grupo também discutiu e analisou cenários preocupantes e desafios cada vez maiores que se apresentam aos gestores e qual o papel dos apoiadores e dos coordenadores subsidiando os gestores na defesa do SUS.

A Assessora Sônia, do COSEMS SC, destacou importância do projeto: “Estamos nos qualificando com o intuito de levar boas experiencias para o nosso Estado e deflagrar da melhor maneira possível este projeto tão importante ao COSEMS SC’.

O COSEMS SC deliberou, em reunião recente de sua diretoria, a continuidade do projeto apoiador descentralizado. O COSEMS SC contará com apoiadores do projeto PROADI, bem como apoiadores custeados exclusivamente pelo COSEMS SC, entretanto todos os apoiadores terão as mesmas regras para participarem do projeto, assim como as mesmas atribuições.

Será publicado na primeira quinzena de maio edital especifico para preenchimento das vagas de apoiadores nas regiões não contempladas pelo projeto PROADI.

 

Com informações de CONASEMS

COSEMS SC


Compartilhe esta notícia: