O Projeto Saúde com Agente, em Itajaí, formou novas turmas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). A solenidade de formatura ocorreu no dia 12 de setembro com 151 ACS e 26 ACE, no total de 171 técnicos.
Esse projeto tem a parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e CONASEMS para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE), tendo como apoiadores no município de Itajaí o COSEMS/SC e a Secretaria Municipal de Saúde.
É uma iniciativa que visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos usuários do SUS. Também reforça a valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate as Endemias, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. Foram disponibilizados aos Agentes kits com os materiais necessários para desenvolver suas novas funções: aparelho de pressão digital de braço, glicosimetro e oxímetro.
A Cidade de Itajaí obteve um ganho considerável com essa formação: profissionais diferenciados com um olhar apurado sobre as diversas situações de saúde, fortalecendo ainda mais o vínculo entre os usuários e o Sistema Único de Saúde (SUS).
O COSEMS/SC informa que o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, e a 7ª mostra catarinense “Brasil, aqui tem SUS” sofrerão alteração em sua data de realização. O evento deverá ocorrer no mês de março, e as novas datas deverão ser anunciadas nos próximos dias. Fique atento ao site e às redes […]
Prezados gestores, O Ministério da Saúde emitiu o OFÍCIO CIRCULAR Nº 50/2024/CGAFB/DAF/SECTICS/MS que orienta sobre o Financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) referente ao ano de 2024. O Ofício, dentro vários temas, esclarece sobre: 1) O aumento do valor da contrapartida federal (Portaria GM/MS nº 5.632/2024); IDHM muito baixo: R$ 8,05 (oito reais […]