Reunião técnica entre COSEMS/SC, CONASEMS e SES

20 de abril de 2021


Iniciativa para o alinhamento de ações entre Estado, Municípios e Governo Federal em busca de soluções para o combate à pandemia reuniu representantes e técnicos da Secretaria da Saúde, COSEMS/SC e CONASEMS, na terça-feira, 20 de abril.

As reuniões avançaram durante a manhã e o começo da tarde para tratar também de soluções em conjunto sobre o kit intubação e a habilitação de leitos UTI com a participação de técnicos do COSEMS/SC, CONASEMS e superintendentes de Gestão Administrativa, Regulação, Planejamento e Vigilância da SES.

O presidente do Cosems/SC Daisson José Trevisol considerou que, neste momento de dificuldades para todos, o diálogo entre os entes vai resultar no melhor atendimento do SUS para a população catarinense. Daisson voltou a defender a união de esforços entre técnicos de todas as instâncias para fazer o enfrentamento da pandemia. O alinhamento de ações entre todos reduz o tempo e o desperdício de energia na tomada de decisões em todas as áreas, seja na ativação de Leitos, aquisição de medicamentos e na vacinação contra a COVID-19.

A secretária Carmen Zanotto afirmou que uma das intenções é criar uma força tarefa junto das entidades para apoiar na manutenção dos dados de vacinação e na busca ativa. “O Estado fornece sempre o apoio necessário aos municípios e queremos aperfeiçoar os dados. Nós não podemos deixar de cobrar a busca ativa, contando com a ajuda dos trabalhadores da saúde e, principalmente, dos agentes de saúde. Sempre tivemos uma cobertura vacinal muito positiva e agora não será diferente. Quem está no grupo prioritário e ainda não foi vacinado, nós precisamos entender o motivo. Estamos procurando soluções em conjunto todos os dias”, destacou Carmen.

Conforme o secretário Executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira, o diálogo foi produtivo e mostra o comprometimento do trabalho em conjunto. “Precisamos chamar a atenção dos prefeitos da importância da busca ativa na vacinação e, mais do que isso, evitar desperdícios. Isso é importante tanto com a vacinação, cuja imunização só faz a diferença depois da segunda dose, quanto na gestão dos medicamentos. Estamos trabalhando para que nenhum Hospital e Estado fique sem os medicamentos do kit de intubação, mas para isso também precisamos de apoio. Não deixar um lugar com estoque muito grande, enquanto noutro falte. Só atravessaremos essa crise quando todos estiverem em sintonia”, finalizou.

20/04/21

Assessoria de imprensa COSEMS
com a colaboração da Ascom/SES

Compartilhe esta notícia: