Documento apresentado aos gestores de estados e municípios em reunião tripartite lista os sete passos principais de enfrentamento da covid-19 na APS
Na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) desta terça-feira (30/03), o Ministério da Saúde apresentou aos gestores presentes documento com diretrizes para o enfrentamento da pandemia na Atenção Primária à Saúde, os 7 passos para APS.
O conteúdo foi elaborado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e teve contribuição do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O documento traz medidas importantes para reorganizar a assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ações que podem ser feitas em todos os municípios do país.
O documento resume as orientações em sete passos principais, cada um com ações específicas que cumprem o objetivo estabelecido. A ideia do Ministério da Saúde é padronizar e aperfeiçoar as ações de estados e municípios diante do atual cenário epidemiológico, tanto de atendimento à população, quanto de gestão e vacinação contra a covid-19, além de acompanhar casos com possíveis sequelas deixadas pela doença nos pacientes e retomada dos atendimentos essenciais.
“Os 7 passos surgiram de conversas em todo o Brasil com os gestores municipais, não só nas capitais, mas também no interior. É muito difícil assumir uma secretaria de saúde no meio da pandemia, principalmente quando agrava. Então, conversamos com o Conass e o Conasems, fizemos questão de elaborar o Guia juntos e criamos os 7 passos com objetivo principal de fortalecer a Atenção Primária”, analisa o secretário de Atenção Primária à Saúde, Dr.Raphael Câmara.
Os 7 passos para APS também trazem recomendações para a população. O documento reforça que o cidadão deve e pode ajudar no fortalecimento dos serviços de saúde do município, com orientações como:
• Buscar as Unidades Básicas de Saúde em caso de sintomas gripais;
• Respeitar as medidas de prevenção;
• Comparecer às consultas para receber as prescrições dos médicos;
• Retornar à UBS em caso de persistência ou piora dos sintomas; e
• Consultar a Ouvidoria do SUS em caso de dúvidas.
Confira aqui e confira na íntegra o documento com os 7 passos para APS
Fonte:
Ministério da Saúde, com informações do NUCOM/SAPS
(61) 3315-3580 / 2351