Amrec: profissionais de saúde homenageiam vítimas da Covid-19 e fazem um minuto de silêncio

19 de março de 2021


Atos aconteceram em diferentes municípios nesta sexta-feira, dia 19

A sexta-feira, dia 19, foi marcada por homenagens às vítimas da Covid-19 e mensagens de apoio para os profissionais de Saúde. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) grupos se reuniram em frente aos hospitais e unidades de saúde para rezar e realizar um minuto de silêncio. A ação foi convocada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC).

Na maior cidade da Amrec, Criciúma, o ato foi realizado pelos profissionais dos hosputais, das unidades de saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com as sirenes das ambulâncias ligadas e faixas pretas coladas nos veículos, os servidores do Samu prestaram a homenagem, em especial a uma colaboradora do Samu, de 45 anos, que morreu devido a complicações por conta da Covid-19.  Ela ficou internada no hospital por três semanas e veio a óbito na noite dessa quinta-feira, dia 18. O ato também se estendeu para todos os profissionais do serviço, vítimas da doença.

Içara

Em Içara, o ato foi em frente ao Hospital São Donato (HSD). A unidade está atualmente com 100% dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 ocupados, sendo que três pessoas aguardam por vagas na UTI no salão de emergência. Já os 36 leitos clínicos do HSD estão 44,44% ocupados.

Forquilhinha

Em Forquilhinha a manifestação aconteceu na Prefeitura e no Centro de Triagem da Covid-19, organizado pela equipe da Secretaria de Saúde. “O momento foi de reflexão e oração, pelas vítimas, familiares e aos profissionais que participam ativamente no combate à pandemia. Ontem perdemos uma colega que trabalhava no Samu, aproveitamos esse ato para rezar e pedir pelas pessoas que perderam seus entes queridos para a doença. Vamos continuar nos cuidando e de quem a gente ama”, afirmou a secretária interina de Saúde de Forquilhinha, Carmen Somara.

Nova Veneza

Os profissionais de saúde de Nova Veneza se realizaram as orações e minuto de silêncio em frente ao Hospital São Marcos. O secretário de Saúde, César Pasetto, explica que todo estado se mobilizou para que a ação acontecesse e os 295 municípios catarinenses tiveram pessoas em frente a hospitais e unidades de saúde prestando homenagens.

“Precisamos demonstrar esse reconhecimento e valorizar todos os profissionais de saúde, que vem fazendo um trabalho brilhante e incansável no enfrentamento da pandemia. E também prestar toda nossa solidariedade às famílias das vítimas dessa doença”, comentou Pasetto.

Urussanga

No Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), profissionais de saúde de Urussanga fizeram suas reflexões. O ato ocorreu simultaneamente às 11h em todas as unidades de saúde do município. O objetivou foi promover o reconhecimento e estímulo aos trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia. A manifestação voltará a acontecer ao longo das próximas semanas.

Morro da Fumaça

O badalar do sino. Balões soltos ao ar. A lembrança. A oração. Às 11h30min desta sexta-feira, dia 19, fumacenses se reuniram para homenagear os profissionais da saúde e em solidariedade às famílias das vítimas do novo coronavírus (Covid-19). O ato ocorreu no Centro de Triagem, no Hospital de Caridade São Roque e nas unidades de saúde.

Morro da Fumaça registra até o momento, 29 óbitos por complicações do coronavírus, sendo que dois eram servidores da Secretaria de Saúde do município. “Os nossos profissionais são dedicados. Não medem esforços para salvar vidas. Então, nada mais justo que esta pequena homenagem a estas pessoas que seguem firmes nesta luta diária que os afeta tanto fisicamente quanto mentalmente”, diz a secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe.

Cocal do Sul

Em Cocal do Sul, os profissionais realizaram um círculo em frente às seis unidades de saúde do município, respeitando o distanciamento social.O ato foi organizado pela coordenadora da Atenção Primária à Saúde (ESF), Glícia Pagnan.

“Além de reflexão e oração, o momento de hoje trouxe uma emoção muito grande entre os profissionais que participaram, pois faz a gente sentir o quanto é importante cada um cuidar da sua saúde”, ressaltou Glícia. Ela acrescenta que o momento também foi importante para fazer com que cada um pudesse se colocar no lugar das pessoas que perderam seus familiares para essa doença que está levando tantas vidas.

Treviso

Em Treviso, além das reflexões, a manifestação serviu para conscientizar a população sobre a necessidade de seguir os protocolos de saúde, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

Os profissionais da saúde usaram roupas pretas, exibiram cartazes e acionaram as sirenes da ambulância. Durante o ato, foi realizado um minuto de silêncio e uma oração em frente à Policlínica Central. A Secretaria teve apoio da Paróquia Santo Alexandre, que tocou o sino da igreja, Polícia Militar e Secretaria de Educação. Na escola Professora Maria Brogni, a ação mobilizou os alunos, professores e colaboradores da unidade.

Lauro Muller

Já os trabalhadores de saúde de Lauro Müller utilizaram vestimentas pretas em homenagem a todos aqueles que perderam a vida na luta contra o coronavírus como maneira de protesto, para demonstrar a exaustão e cansaço na luta contra a Covid-19.

Houve um minuto de silêncio em frente as Unidades de Saúde e a Fundação Hospitalar Henrique Lage com o intuito de conscientizar a população como um apelo para a diminuição do contágio e para que cada um se cuide e faça a sua parte na luta contra o coronavírus.

Confira fotos e vídeos

http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2021/amrec-profissionais-de-saude-homenageiam-vitimas-da-covid-19-e-fazem-um-minuto-de-silencio

 

Jornal do Almoço -NSCTV – também registrou a ação do dia 19. Com imagens e texto relatando atividades em São José, Lages, Xanxerê e São Miguel do Oeste .
Ver do minuto 51:32 a 52:44.

 

 


Compartilhe esta notícia: