O COSEMS/SC vem renovar o pedido de colaboração à população catarinense no sentido de cooperar para evitar a proliferação da COVID-19 em Santa Catarina.
Diante dos novos dados do Mapa de Risco do Governo do Estado, que aponta para 13 regiões em Risco Gravíssimo e três regiões em Risco Grave, e no momento onde foram verificadas muitas situações de aglomeração em festas clandestinas no período de final do ano, se faz importante novamente lançar este apelo.
Conforme a Secretária Executiva do COSEMS/SC, Simone de Souza a população precisa compreender que cada um deve fazer a sua parte adotar aquelas medidas de prevenção amplamente divulgadas como o uso de máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento social. “Parece repetitivo esse tipo de alerta, mas a nossa missão, como agentes de Saúde, é demonstrar os riscos da pandemia para o bem-estar da população.”
Segundo Simone de Souza, os constantes alertas à população servem para despertar consciências e evitar o colapso do Sistema de Saúde no atendimento dos pacientes em Santa Catarina.
“Queremos evitar o que está ocorrendo no Amazonas, onde o sistema não vence mais o atendimento com a chegada de tantos pacientes. Com isso, lá naquele Estado há falta de leitos, falta oxigênio e as autoridades estão buscando alternativas de transferência dos doentes para outros cinco estados e Distrito Federal”, alerta Simone de Souza.
O COSEMS/SC informa que o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, e a 7ª mostra catarinense “Brasil, aqui tem SUS” sofrerão alteração em sua data de realização. O evento deverá ocorrer no mês de março, e as novas datas deverão ser anunciadas nos próximos dias. Fique atento ao site e às redes […]
Prezados gestores, O Ministério da Saúde emitiu o OFÍCIO CIRCULAR Nº 50/2024/CGAFB/DAF/SECTICS/MS que orienta sobre o Financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) referente ao ano de 2024. O Ofício, dentro vários temas, esclarece sobre: 1) O aumento do valor da contrapartida federal (Portaria GM/MS nº 5.632/2024); IDHM muito baixo: R$ 8,05 (oito reais […]