Resumo das Ações do Dia – 02/04/2020 – COVID-19

Resumo das Ações do Dia – 02/04/2020 – COVID-19

2 de abril de 2020


Resumo dia 02/04/2020

Live do presidente do COSEMS/SC, Alexandre Lencina Fagundes, direto do Centro de Operações de Emergência em Saúde -em Florianópolis

Ontem , dia 1º/04 passamos trabalhando em notas técnicas e tambem atendendo algumas demandas dentro do COES como a questão dos testes rápidos. O Ministério da Saúde descentralizou 15.600 testes rápidos para o coronavírus e junto com a Vigilância Sanitária e Diretoria de Planejamento da SES definimos como fazer a distribuição.

– Foi emitida uma NT 02/2020 onde criou alguns critérios para distribuição para os municípios e hospitais. As remessas serão distribuídas pelas regionais de Saúde. Nesta primeira fase os critérios são: municípios que possuem UPAs ou Pronto-Atendimentos,
com 15 a 50 mil habitantes. Estes receberão 50 testes por estabelecimento de saúde. São 17 municípios nessa condição. E os 18 municípios com mais de 50 mil habitantes receberão 100 testes por estabelecimento.

– A DIVE/ Lacen emitiram uma Nota Informativa 03/2020 onde esclarece como serão utilizados os testes. Os testes rápidos serão destina que são destinados aos trabalhadores da saúde e forças de segurança. O profissional que apresentar os sintomas irá fazer o trste no oitavo dia. Se o teste der positivo ele continua afastado. A coleta deve ser enviada ao Lacen para confirmar o resultado. As notas técnicas estão publicadas no site do COSEMS/S, DIVE e Lacen.

– Sobre Portaria 561 que habilita leitos em hospitais de pequenos porte, que são leitos de retaguarda. Estamos trabalhando com a área de regulação fazendo este levantamento. Estes hospitais poderão se habilitar para leitos de retaguarda. Terão um incentio de valores mínimo de 31 e máximo de 49 leitos. E o incentivo será mensal.

– Edital no 4 e portaria 639 do MS publicados na terça-feira 31/03 – voltada para os alunos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia. Edital fala sobre ações e critérios sobre trabalho voluntário conforme edital – serve como estágio curricular. A finalidade é criar banco de RH para que os gestores tenham acesso e poderem utilizar esses profissionais para fazer esse enfrentamento da pandemia.

– Dentro do COEs estamos, junto com os Bombeiros, desenvolvendo aplicativo para que as pessoas possam informar os sintomas e receberem instruções de como proceder no seu município. Se é o caso de permancer em isolamento em casa ou se deve buscar ajuda na rede de saúde. Isso é porque estamos num processo de subnotificações de registros de casos. Não sabemos ao certo quantos são os infectados e esse apicativo vai ajudar a planejar melhor as ações do Estado e da SES.

– Sobre EPIs – O Estado recebeu duas remessas de EPIs, mas são quantitativos muito pequenos para as necessidades dos municípios. A distribuição deverá seguir uma métrica de distribuição para os municípios. Deveremos finalizar isto até amanhã (03/04). Vamos seguir a mesma lógica de distribuição nas regionais. Também estamos trabalhando enquanto COSEMS, e distribuindo uma relação de fornecedores que ainda têm EPIs – para os nossos profissionais na ponta – para que os nossos gestores façam a suas escolhas.

– Portaria 480 – Sobre R$ 20,4 milhões para os municípios – dinheiro já está nas contas dos municípios. Os recursos foram distribuídos conforme o critério populacional .Era um recurso do FNS que foi depositado diretamente nos fundos municipais de saúde.
– Orientamos aos colegas secretários e secretárias para que utilizem esse recurso na aquisições de EPIs ou então nos municípios que não receberão os testes rápidos agora – se assim acharem interessante – façam a compra para testarem os seus profissionais de saúde. Recomendamos que seja seguida a nota técnica nº 003/2020 da Dive/Lacen.

– Estamos entrando na terceira semana de restrição social. Entendemos que é a melhor maneira de fazer este enfrentamento para termos menor número de contágios, embora sabedores dos prejuízos para a economia.

– Lembramos para que fiquem em casa. Os números de casos estão aumentando e gente espera que esta terceira semana nos ajude a fazer o enfrentamento com a redução desta onda de transmissão para que o sistema de saúde tenha condições de dar todo o atendimento que a população merece.

– Trabalhamos várias horas por dia com profissionais altamente técnicos para criar estratégias e ações para o combate ao coronavírus

Clique e Acompanhe as Atualizações em Santa Catarina – COVID-19 

Compartilhe esta notícia: