Resumo das Ações do Dia – 31/03/2020 – COVID-19

Resumo das Ações do Dia – 31/03/2020 – COVID-19

31 de março de 2020


Resumo das Ações do Dia – 31/03/2020

Live do Presidente do COSEMS/SC falando com o advogado e ex-prefeito e vice-prefeito Douglas Gollmann de Cunha Porã, via instagram.

– Reforçou o recado para que as pessoas fiquem em casa.

– Alertou para os danos do coronavírus e não é possível saber o que irá acontecer no Brasil, pois existem muitas subnotificações e, por isso, é difícil fazer um planejamento de longo prazo para enfrentar a pandemia.

– Reforçou a capilaridade do SUS, que é maior sistema do mundo. Está em 5.570 municípios do Brasil. Mas é um Sistema que tem problemas pois está subfinanciado com algumas tabelas dos serviços sendo praticadas desde 1988.

– Para o combate ao coronavírus estamos planejando o atendimento separado dos casos suspeitos para evitar a transmissão do vírus nos locais de atendimento de saúde. Temos estratégia de fazer a vacinação contra a gripe e descentralizando os postos de vacinação contra a gripe visando proteger as pessoas idosas que são mais vulneráveis à COVID-19.

– Sobre isolamento social, as medidas estão consolidadas com base nos modelos dos países que já passaram pela curva aguda de transmissão. Estamos na terceira semana de restrições do convívio social. O vírus se propaga muito rápido e a estratégia é para que as pessoas evitem o contato social para não se contaminarem umas às outras. E o sistema não dará conta de atender a todos ao mesmo tempo. Então tem que achatar a curva para não dar uma sobrecarga ao sistema de saúde.

– O papel do COES foi contribuir para a elaboração de um plano de medidas de contingenciamento. Foram implantados hoje (31/03) 152 leitos de UTI já somados aos 564 leitos existentes no sistema. Pois não se pode esquecer das outras doenças, pois a vida prossegue. A questão é que não temos como dimensionar o que realmente será necessário para enfrentar a COVID-19.

– Trabalhamos com cenários apenas para 14 dias. Por isso pedimos que fiquem em casa. Sabemos que há um impacto na economia que é bastante grande. É uma decisão difícil que foi tomada, mas não queremos que aconteça o pior. E para não passarmos pela situação de muita tristeza de alguns países da Europa e dos Estados Unidos.

– Ainda sobre leitos, todas as macrorregiões do Estado receberão reforço dos leitos de UTI.

– Recursos para os 295 municípios de SC

– COSEMS/SC confirmou que os R$ 20 milhões do Fundo Nacional de Saúde foram depositados para os 295 Fundos Municipais da Saúde nesta terça-feira, dia 31/03. Os municípios catarinenses receberão os recursos conforme a população, segundo define a Portaria 480, que foi pactuada em CIB na semana passada.

Clique e Acompanhe as Atualizações em Santa Catarina – COVID-19 

Compartilhe esta notícia: